sábado, 5 de setembro de 2009

Cuidado com o julgamento


"NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro (1) que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita (2), tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." MT 7:1,5

(1) palhinha muito pequena; grânulo

(2) manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade

Para quem foi direcionado estas palavras? Jesus disse claramente: Hipócrita (singular).

Este tema foi proferido por Jesus em um monte aos discípulos MT 5:1 e a uma grande multidão MT 7:28-8:1. Baseado neste fato, pergunto:
Jesus chamou de hipócrita os discípulos e a multidão? Certamente que não. Chamou de hipócrita aquele que está em um pecado e julga o irmão, como se o seu próprio pecado fosse nada!

"Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano, nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem julga é o SENHOR. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnos dos corações, e então cada um receberá de Deus o louvor" COR 4:3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário