terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vedas


"O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for a tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino."

Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nada acontece fora do plano


Tempo propício às reconsiderações, aos ajustes e compensações e a todo processo que tenha por objetivo o estabelecimento de ordem.

Melhor agir com suma correção durante este tempo, porque tudo que estiver à margem da lei encontrará imediatamente o resultado contrário, o necessário ajuste cósmico para que as coisas andem de acordo com o Plano Maior.

Talvez nós não sejamos inteligentes o suficiente para compreender este Plano Maior e, por vezes, achamos que acontece exatamente o contrário desse.

Porém, nada acontece fora do Plano, nem sequer uma folha seca cai de uma árvore sem estar em harmonia com o Plano Maior.

Autor: Quiroga

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Antagonistas


O adversário em quem você julga encontrar um modelo de perversidade, talvez seja apenas um doente necessitado de compreensão.

Reconheçamos o fato de que, muitas vezes, a pessoa se nos torna indigna simplesmente por não nos adotar os pontos de vista.

Nunca despreze o opositor, por mais ínfimo que pareça.

Respeitemos o inimigo, porque é possível que seja ele portador de verdades que ainda desconhecemos, até mesmo em relação a nós.

Se alguém feriu a você, perdoe imediatamente, frustando o mal no nascedouro.

A crítica dos outros só poderá trazer-lhe prejuízo se você consentir.

A melhor maneira de aprender a desculpar os erros alheios é reconhecer que também somos humanos, capazes de errar talvez ainda mais desastradamente que os outros.

O adversário, antes de tudo, deve ser entendido por irmão que se caracteriza por opiniões diferentes das nossas.

Quanto mais avança, a ciência médica mais compreende que o ódio em forma de vingança, condenação, ressentimento, inveja ou hostilidade está na raiz de numerosas doenças e que o único remédio eficaz contra semelhantes calamidades da alma é o específico do perdão no veículo do amor.

Autor: André Luiz
no livro Sinal Verde
psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Fechando ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa o nome que damos. O que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

O desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas. Portanto, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando e nada mais.

Antes de começar um capítulo novo é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa. Nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba. Mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

*Adaptação do texto de Sonia Hurtado, traduzido por Paulo Coelho

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dê a volta por cima das rotinas da mente



Sentindo-se triste? Dance ou vá tomar uma ducha e veja a tristeza desaparecer de seu corpo. Sinta como a água que bate em você leva junto a tristeza, da mesma forma que leva embora o suor e a poeira de seu corpo.

Coloque sua mente em uma situação tal que ela não seja capaz de funcionar de maneira habitual. Qualquer coisa serve. Afinal, todas as técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos não passam de tentativas para distrair a mente e demovê-la dos velhos padrões.

Por exemplo, se você estiver se sentindo irritado, inspire e expire profundamente durante apenas dois minutos e veja o que acontece com a sua raiva.

Ao respirar profundamente, você terá confundido sua mente, pois ela não é capaz de correlacionar as duas coisas. "Desde quando", a mente começa a se perguntar, "alguém respira profundamente quando está com raiva? O que está acontecendo?"

A dica é nunca se repetir. Caso contrário, se toda vez que se sentir triste você for para o chuveiro, a mente transformará isso num hábito. Após a terceira ou quarta vez, ela aprenderá: "Isso é algo permitido. Você está triste, então é por isso que está tomando uma ducha." Nesse caso, a ducha irá apenas transformar-se em parte de sua tristeza. Seja inovador, seja criativo. Continue confundindo a mente.

Seu companheiro diz algo e você se sente irritado. Em vez de bater nele ou jogar alguma coisa em sua direção, mude o padrão do pensamento: dê-lhe um abraço e um beijo. Confunda-o também! De repente, você perceberá que a mente é um mecanismo e que ela se sente perdida com o que é novo.

Abra a janela e deixe novos ventos entrarem.


Autor: Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"

Deuses e Deusas da própria realidade


Humanos

Permita-se os sonhos mais lindos, mas que sua alma fique advertida de que sonhar é também assumir a responsabilidade de fazer algo para aproximar a beleza imaginária à realidade concreta.

Por isso, quanto mais você sonhar, maior será sua responsabilidade também.

Assuma o compromisso divino, compreenda que enquanto você respirar entre o céu e a terra você é Deus e Deusa de sua própria realidade, é isto que significa ser Filho de Deus, você é o ou a hierarca sob cujo comando se encontra a realidade que lhe é competente.

Que tipo de Universo você está criando?

Você apreciaria ser regido por um Deus ou Deusa igual a você?

Pense nisso, porém, mais do que pensar comece logo a agir do jeito que seus mais lindos sonhos estipularem.

Autor: Quiroga

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Planos maiores e menores



Quando você pensava que já estava tudo certo e combinado, eis que a maré traz novas informações e desbarata os planos tão bem estabelecidos. Cada ser humano, como resultado de seu potencial e atividade criativa, faz e desfaz continuamente enquanto respira entre o céu e a terra. Porém, tudo isso acontece integrado a uma Vida Maior que também faz e desfaz de acordo com Planos Maiores. De tempos em tempos, isso se torna perceptível entre nós como os momentos em que acontecimentos de grande magnitude sobrelevam nossos esforços. Para os cegos de espírito isto é motivo de desespero. Para os que enxergam um pouquinho de espírito, isto é motivo de alento. Para os que vêem o poder de ver é experiência alegre e abundantemente amorosa.


Autor: Quiroga

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ânimo



Não desanimes. Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente. Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
Não te impressiones à dificuldade.
Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia a dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realização sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Ouvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.
Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Estuda buscando aprender.
Não se voltes contra ninguém.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para que se te faça luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.
Age auxiliando. Serve sem apego.
E assim vencerás.

Autor: Francisco Cândido Xavier

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Experiência genuína do Dharma




Se você reage com inveja, orgulho, raiva e coisas assim quando vê seres mundanos se engajando em vários tipos de erros, você ainda não tem uma experiência genuína do Dharma.

Se uma compaixão sincera vem à tona e a perseverança aumenta, tal experiência já surgiu. Esses são os sinais do Dharma realmente ter aparecido no fluxo mental da pessoa.

Para fazer tal compaixão sincera aparecer, concentre-se no fato de que os outros vivenciam alegria e sofrimento assim como você, e que nós todos continuaremos a sofrer porque não sabemos quais são as verdadeiras causas do sofrimento e da felicidade.

Autor: Gyatrul Rinpoche (China, 1924 ~)
“Natural Liberation”, parte 1 |1

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Despertar


"O despertar deve ser gradual, em todas as direções da vida. Que custes a dar o primeiro passo, mas, quando o fizeres, faze-o com passo firme na senda que te acena há muito tempo."


Autor: João Nunes Maia - Lancellin (Iniciação - Viagem Astral)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A natureza do amor



Toda coalescência é uma negação das diferenças. Por isso, o ódio que adere os inimigos, a raiva que faz os adversários e competidores se relacionarem, tudo isso é uma declaração de amor, o elemento cósmico que promulga o reconhecimento da Unidade Infinita na qual todas as diferenças navegam, se movimentam e experimentam ser. É proverbial, o ódio faz as almas grudarem, porque não importa se elas se detestam ou apreciam, a força que as repele ou atrai é uma só, o Amor. Então, pergunta a alma curiosa, por que tantas diferenças? Porque esta é a essência da manifestação, o propósito inicial que ainda está em marcha é a Unidade onisciente ser muitos e cada uma das partes enriquecer-se com a experiência. Que graça divina é a experiência!

Autor: Quiroga

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

7 Lições do céu




1º Lição
Somos grandes, poderosos e incrivelmente espirituais seres de luz, vivendo com dignidade, direção e propósito.

Reflexão e Afirmação para a Lição 1:

MINHA MAGNIFICÊNCIA

Sou sem defeitos. Sou a bela reflexão da minha linhagem devina. Seja qual for a imperfeição retratada por minha humanidade, minha identidade como perfeição espiritual está intacta. Sou a essência da grandeza que Eu Sou.

AFIRMAÇÃO
Sou a expressão magnífica da perfeição universal.
-----------------------
2º Lição
Escolhemos vir para cá como um tropa de um só para realizar mudanças e melhorar a humanidade, sabendo que somos capazes de fazer alguma diferença. Cada um de nós projetou sua vida com tantos obstáculos e desafios quanto conseguiu criar, além de uma diversidade de opções e possibilidades para superar esses mesmos desafios.

Reflexão e Afirmação para a Lição 2:

ESCOLHA
Quando entrei neste reino físico, trouxe comigo duas coisas: minha missão pessoal e o livre arbítrio. Sou livre para escolher felicidade, esclarecimento e pensamento superior, sejam quais forem as circunstâncias que me desafiam nesse dia.

AFIRMAÇÃO
Protejo e incentivo meu direito de escolher o melhor em mim, para mim, sempre.
-----------------------
3º Lição
Fomos escolhidos para estar aqui. Isso significa que uma força grande e infinitamente amorosa confia em nós e acredita que vamos alcançar o objetivo para o qual fomos enviados. E o faremos em nome daquilo que consideramos divino. Acredito que poucos deixarão de cumprir sua parte na missão de vida.

Reflexão e Afirmação para a Lição 3:

PREPARAR-ME COMO UM RECIPIENTE
Vida após vida, o impulso de minha alma tem sido seguir na direção da verdade e do esclarecimento espiritual. Encontrar as respostas para os mistérios da vida tem sido minha força propulsora. Prepara-me como um recipiente de bondade tem sido minha sagrada missão.

AFIRMAÇÃO
É meu destino servir como um recipiente para a luz do amor.

-----------------------
4º Lição
Todos possuímos uma abundência de dons e talentos. Um aspecto vital de viver essa vida é descobrir e desenvolver o uso mais sábio dessas habilidades para produzir maior potencial de bondade.

Reflexão e Afirmação para a Lição 4:

DONS ESPIRITUAIS
O Espírito Santo me abençoou com dons e talentos abundantes. É parte da minha missão na Terra reconhecer, fortalecer e utilizar esses dons de acordo com meu mais elevado potencial pelo bem de todos.

AFIRMAÇÃO
Dedico o uso dos meus dons e talentos divinamente ofertados ao aprimoramento da humanidade.
-----------------------
5º Lição
Escolhemos estar vivos neste tempo, neste lugar, neste ponto da história. Nunca antes tivemos oportunidade tão gloriosa de mostrar nosso poder individual e presença. Pense nisso: quando alguém nos dá um presente, ele é chamado presente. O presente que recebemos hoje é o Agora. Esse é momento exato para saber realmente que podemos fazer a diferença.

Reflexão e Afirmação para a Lição 5:

EXUBERÂNCIA
Em todo o cosmos, não há nada mais excitante do que a presença da exuberância espiritual. Enquanto desfruta do brilho dessa incrível qualidade, o indivíduo é magicamente transportado para o reino celestial. Emanar exuberância espiritual é emular a natureza apaixonada do princípio criativo do universo. Em todos os sentidos, buscarei levar exuberância Às tarefas da minha vida, ao meu ser pessoal e ao meu espaço sagrado.

AFIRMAÇÃO
A força e a glória do Espírito são evidenciadas em minha exuberância pela vida.
-----------------------
6º Lição
Existimos em outro mundo antes de vir para este. é bonito, seguro, é envolvente. A base daquele mundo é que somos amados e considerados preciosos.

Reflexão e Afirmação para a Lição 6:

CONHECIMENTO
Não posso me basear na aprência do presente como meio de prever o futuro. Quando sei em meu coração, com certeza inabalável, onde quero ir e o que quero alcançar, não desafios que possam me deter.

AFIRMAÇÃO
Meu conehcimento me diz que meus sonhos foram sonhados por mim primeiro pelo Espírito.
-----------------------
7º Lição
Existe um mundo além deste. De fato, é o mesmo mundo que deixamos para vir para cá. O que deixamos no mundo físico é a singularidade da nossa marca divina. E o que levamos conosco para o próximo mundo é a compreensão de como e por que essa marca divina foi nosso destino único.

Reflexão e Afirmação para a Lição 7:

LEMBRAR OS QUE JÁ FORAM
Há um legado de compreenão e amor deixado por cada alma que já pasosu pela Terra. Porque nenhuma vida jamais foi deseprdiçada. Toda lição que já foi aprendida por um alma lança luz sobre minha vida. Hoje dedico um tempo a lembrar entes amados que deixaram este reino, mas deixaram aqui uma gama de ensinamentos e sabedoria da qual posso extrais força e serenidade.

AFIRMAÇÃO
Hoje vou contemplar a vida daqueles que partiram, e serei grato pelos valiosos presentes que me deixaram simplesmente por terem vivido.
Autor: Dannion Brinkley (Tão longe de casa - A vida após a morte. Editora Larousse)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sabedoria


"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."


Autor: Mário Quintana

Mentira e sedução


Seduzir é a arte de atrair a atenção para tudo que se pretende mostrar enquanto se desvia a mesma atenção daquilo que se pretende ocultar.

Por isso, é impossível seduzir sem mentir, as duas instâncias se desenvolvem simultaneamente e se alimentam mutuamente.

Por isso, também, a verdade nunca será sedutora e, pior ainda, a tola disposição de buscar ansiosamente a sedução, de dispor-se freneticamente a cair nas malhas da sedução é, na prática, o mesmo que pretender engolir mentiras.

Mente que Eu gosto! Este é o discurso psíquico de toda alma que busca a sedução e se compraz nela.

Nada disto é verdadeiramente uma crítica, é apenas uma constatação, dura para os buscadores da sedução, libertadora para aqueles que já se encontram no caminho oposto.


Autor: Quiroga

Visão cósmica


A manifestação do Universo resulta da interação entre o espírito e a matéria, ambas as instâncias de igual hierarquia e valor. Esta interação produz energia inesgotável, disponível para qualquer pessoa. Porém, carecendo desta visão cósmica e focalizando apenas uma ou outra dessas instâncias, uma sucessão de erros e desorientações se coloca em marcha. O excesso de materialismo produz a perversão e o egoísmo, o excesso de espiritualismo resulta em superstições e falsos conceitos. A personalidade humana está em concordância com sua natureza material, toda pessoa possui ardor e será ela mesma na medida em que colocar este ardor em movimento. O que é certo, o que é errado? Tudo em sua justa medida e harmoniosamente, para o bem de toda a espécie humana.

Autor: Quiroga

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amizade




AMIZADE
A amizade é o sentimento de bem-estar íntimo, júbilo, contentamento, alegria e felicidade espontâneos, experimentados à companhia de outra pessoa, desprovido de interesses diversos, segundas intenções, ganhos secundários e outros motivos que não a pura e simples presença desta pessoa - mulher ou homem - ou ainda consciência extrafísica, seres sub-humanos, plantas e animais.

A amizade é, a rigor, faceta sadia de manifestação interconsciencial, podendo ser entendida como contraposição à inimizade ou à indiferença. Isto é, aquela é preferível a estas, sempre. Contudo, torna-se doentia quando há cumplicidade ou sinergia dos aspectos patológicos, negativos, entre as consciências envolvidas.

Eis a seguir a caracterização e reflexão acerca de 6 conceitos relacionados ou derivados da amizade, providenciais para o entendimento desta no contexto da invéxis:

1. Empatia: afinidade, concordância, pré-amizade, rapport, sintonia manifestada pela identificação de aspectos comuns entre os envolvidos. Dentro do processo interassistencial, se não houver criação de empatia, normalmente através de facetas conscienciais mais simples, dificilmente haverá ambiente para o entendimento das antipatias provocadas pelos conflitos ideológicos mais complexos. Tal dinâmica está na base do binômio admiração-discordância, e do crescendo tacon-tares*.

2. Paixão: espécie de amor, amizade ou afinidade buscada para suprir perturbações de cunho afetivo ou sexual. A pessoa-alvo da paixão ainda não é vista qual consciência integral, mas ao modo de consciência-muleta, andaime ou apoio emocional. A contraposição entre paixão e amor autêntico é observada, na língua Espanhola, pela diferença entre as expressões coloquiais “te amo” e “te quiero”.

3. Coleguismo: relação sadia, agradável, cooperativa e aprazível entre pessoas compartilhando ambientes, trabalhos, tarefas ou contextos conjuntos. Pode ser a interação de 2 indivíduos amigáveis e amistosos, porém ainda não transformada em amizade. Laços de sociabilidade e conviviabilidade podem ofuscar a existência de amizade apenas superficial.

4. Amizade ociosa: vínculo podendo ser até autêntico e sincero, porém sustentador de hábitos acomodatícios e costumes estagnadores, inúteis, sem maiores frutos quanto à evolução pessoal. Também chamada “amizade sociosa”, é uma dentre as várias formas de amizade espúria, aonde há união pelos traços interpessoais piores.

5. Amizade intermissivista: é o laço de amizade construído em bases conscienciocêntricas, conscienciológicas, invexológicas ou dentro do fortalecimento mútuo, autoconsciente, em favor das programações existenciais envolvidas. Aqui entram os alicerces para os grinvexes e as duplas evolutivas.



6. Amizade compulsória: por hipótese, o vínculo construído de maneira imperativa, obrigatória, devido a contextos e necessidades de força maior. Há filmes comerciais ilustrativos, entre personagens inter-antipáticos tornados amigos pela cooperação, forçada por circunstâncias críticas: “Inimigo Meu” (1985); “Falcão” (1987); “Fugitivas” (2000); “A Última Ceia” (2001); “De Costa a Costa” (2004). A opção lúcida de antimaternidade e antimatrimônio é possível à pessoa quando não mais necessita amarras grupo cármicas ou genéticas para construir a união inter-consciencial.

Paradoxalmente, a pessoa sempre “amigável” pode ser frustrante para o desenvolvimento de laços de amizade real. Por exemplo, a mãe de interesses sempre “puros”, o namorado impecavelmente “bonzinho”, o eterno “bom companheiro” no trabalho, e outros, quando através da anticonflitividade absoluta, colocam-se fora da mira de qualquer crítica. Aqui, a falsa amizade é mecanismo de defesa contra a manifestação do ressentimento dos outros. Bloqueiam-se as chances de crescimento e ajuda mútuas, mantém-se a pseudo-harmonia e gradativamente perde-se o interesse na relação.

Derivação clara da tendência superficial de união interconsciencial é a capacidade também superficial de promover acoplamentos bioenergéticos. A amizade é a primeira manifestação de “sintonia”, sinergia, harmonização interpessoal, gerando conseqüências na esfera energética e extra física. Conclusão óbvia é este fator predispor os acoplamentos e assimilações energéticas positivas, mais facilmente, em comparação com as relações nas quais o vínculo mútuo é fraco.

Após refletir sobre os pseudo-interesses disfarçados de amizade, é prático medir a extensão desta por meio da seguinte pergunta: eu sentiria alegria e contentamento espontâneos de estar com determinada pessoa, em ambientes reconhecidamente desagradáveis? A resposta positiva sincera, desprovida de segundas intenções, indica nível razoável de amizade sentida dentro da relação.

* Crescendo tacon-tares: desenvolvimento do processo assistencial iniciando pela tarefa da consolação e evoluindo para a tarefa do esclarecimento.

Autor: Amaral, Flávio
famaral@inbox.com
29 anos, Economista, voluntário da ASSINVÉXIS,
professor da Conscienciologia desde 2003 e de Invexologia desde 2005