domingo, 1 de abril de 2012

Só os histéricos menosprezam



Menosprezar o que de toda maneira continuaria fazendo parte de sua vida não seria, definitivamente, a maneira mais eficiente de aprimorar tudo ao ponto de fazer com que sua vida seja um exemplo dos sonhos que fazem arder seu coração de vontade de realizá-los.


Quem menospreza é histérico.
A histeria é uma patologia neurótica que de tão normal acabou sendo confundida com uma característica aceitável de nossa humanidade.
Não é! A histeria é uma patologia que se expressa através dos comportamentos sedutores que exaltam momentaneamente as qualidades alheias para futuramente se dedicar sistematicamente a derrubá-las através do menosprezo.

A histeria se executa porque a alma se sente inferiorizada e não sabe onde buscar suas virtudes e, assim, começa a patologicamente atacar toda a realidade através do menosprezo, pois dessa forma, desvalorizando tudo que a rodeia, se ilude imaginando que é maior e mais valiosa que o resto.

Porém, a alma histérica acaba em profunda decepção consigo mesma também, pois se você menospreza os semelhantes, na verdade menospreza também a si.

O antídoto para o menosprezo é o apreço alegre e o comportamento tolerante, condições que propiciam uma boa dinâmica em quaisquer tipos de relacionamentos.

Quiroga

3 comentários:

  1. Nossa... esse texto veio num momento de muita histeria na minha vida. Discussões, acusações e menosprezo... é o resumo de minha madrugada de ontem pra hoje. Foram horas de um exaustiva e infinda discussão. Beberei do antídoto. Lindo texto Klaus.

    ResponderExcluir
  2. Só vi seu comentário agora Dani! que bom que gostou! bjos

    ResponderExcluir