quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Confissão





"Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" (1 Co 3:1-3)

E quando sinceramente pedem perdão a Deus, com todo coração, querendo nunca mais cair naquele pecado, será que Deus perdoa?

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça " (1 João 1:9)

Se for um arrependimento sincero, Deus perdoa sim. Se praticar o mesmo pecado mil vezes, e mil vezes se arrepender de todo coração, Deus continua a perdoar? Sim, Deus perdoa. Mas Deus não quer somente perdoar, Deus quer curar a pessoa do problema. Aí é que vem um grande princípio bíblico:

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16)

Em outras palavras, confessando o pecado a Deus somos perdoados. Confessando-o a outros irmãos recebemos a oração e seremos curados. No início, para eu me abrir com meu discipulador sobre meus pecados, foi muito difícil. Eu me sentia envergonhado, pois a imagem que eu queria que todos tivessem de mim, era a de um jovem que fazia tudo certo. Foi um grande quebrantamento para o meu ego, mas eu estava desesperadamente querendo a vitória

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13)

Talvez alguns cristãos têm interpretado esse versículo assim: "Aquele que encobre as transgressões diante de Deus jamais prosperará" Mas isso seria impossível. Veja o que diz a Palavra: "E não há criatura que não seja manifesta na sua presença pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem todos temos de prestar contas" (Hebreus 4:13)

Esse versículo mostra que é impossível qualquer pecado ser encoberto diante de Deus Então, o que a Bíblia está dizendo quando afirma que "o que encobre as suas transgressões, jamais prosperará?". Creio que a Palavra está mostrando que nunca devemos encobrir pecados diante daquelas pessoas que deviam saber deles, por exemplo, um jovem esconder coisas de seus pais, um esposo (ou esposa) do seu cônjuge, um discípulo do seu discipulador, etc.

Vamos ler, mais uma vez, Provérbios 28:13, "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".

Podemos ver claramente que é impossível prosperarmos espiritualmente, ministerialmente ou em qualquer outra área com o grau de prosperidade que Deus gostaria de conceder, se não tivermos transparência com a nossa cobertura espiritual Isso é muito sério. A transparência com os pais (se for solteiro), com o cônjuge e com a liderança é um dos aspectos mais importantes na vida de autêntica santidade.

A palavra "sincero" vem do latim que quer dizer "sem cera" Os atores de teatro na Grécia Antiga usavam máscaras feitas de cera Muitas vezes, atrás de uma máscara sorridente, existia um ator muito triste. Quantas pessoas, hoje, freqüentam os cultos da igreja, sorrindo e cumprimentando a todos, mas na verdade e infelizmente aqueles rostos "alegres" são apenas "fachada". Deus quer que tiremos nossas máscaras diante de nosso discipulador, "vomitemos" todo o pecado, recebamos oração e a cura dos problemas. A vida cristã é para ser vivida com vitória e saúde espiritual. Somente o cristão que é verdadeiramente sadio vai se reproduzir espiritualmente no fruto do Espírito e na multiplicação de discípulos. Ovelha sadia sempre dá cria Mas para que haja saúde, tem que haver transparência.

Alguém poderia dizer: "Ah! Mas Deus está me usando muito e, não ando em transparência com a minha liderança". Com certeza, Deus poderia usar essa pessoa infinitamente mais, se ela andasse em transparência. Às vezes, só uma coisa está empatando o cristão de grande frutificação no Reino de Deus: orgulho.

Jogue o orgulho de lado Se humilhe! Corra atrás do seu líder espiritual (sempre homem se abrindo com líder homem e mulher se abrindo com líder mulher) 

Às vezes, o cristão está andando em vitória em muitas áreas da sua vida, mas tem uma que ele "não consegue" apropriar-se da vitória De que ele precisa? Ele precisa mais da vida de Deus.

Marta e Maria estavam nessa situação (João 11) Seu irmão Lázaro havia morrido e, elas estavam muito tristes Quando Jesus chegou diante do túmulo, disse: "Tirai a pedra" Inicialmente, ao estudar isso, achei estranho que Jesus tenha dado essa ordem, mas Deus me deu uma revelação: existem cristãos que têm um "Lázaro", uma área da sua vida que precisa da Vida de Deus O milagre da ressurreição só poderá ocorrer se, primeiramente, esses cristãos "tirarem a pedra" que está encobrindo o "Lázaro morto" Se não houver um ato voluntário de admitir abertamente que existe um "Lázaro morto", que precisa da vida de Deus, Jesus não fará o milagre da ressurreição Deus nunca vai forçar ninguém a tirar sua "máscara", a pedra que está encobrindo o "Lázaro morto", o pecado. É como se Jesus estivesse dizendo: "Você quer o milagre da ressurreição trazendo a vida divina sobre seu "Lázaro"?" Você poderá ter, mas primeiro tem que tirar a pedra tem que confessar seus pecados abertamente para a sua liderança espiritual E qual é a nossa tendência natural? Fazermos igual ao que Marta fez: "Não, Senhor, não podemos tirar a pedra, porque está cheirando mal " É verdade! O "Lázaro morto" cheira mal É uma vergonha para nós Por isso que, muitas vezes, nós o cobrimos com uma pedra, para que ninguém sinta o mau odor. Mas o que Jesus está dizendo? "Se você tirar a pedra, é verdade que alguns vão sentir o mau cheiro, mas não se preocupe, porque ninguém vai se lembrar dele, quando o "seu Lázaro" ressuscitar e todos ficarem sabendo do milagre! Você realmente quer a vitória nessa área da sua vida? 

Então tire a pedra. 



Pr. Abe Huber

Nenhum comentário:

Postar um comentário