segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

As consequências de uma noite mal dormida




Um dos atos mais importantes para o ser humano, o dormir, está se tornando um grande problema para a sociedade atual. Parece simples chegar no final do dia, jantar, descansar um pouco, assistir a novela das oito, ler um pouco e depois deitar-se e dormir. Mas, para cerca de um terço da população, o ato de deitar e dormir está se tornando um tormento. Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor. A sua ausência pode levar a estados depressivos. Noites mal dormidas produzem pessoas mal humoradas, cansadas e com tendência a depressão. Algumas plantas podem auxiliar no tratamento da insônia: são as chamadas plantas calmantes, relaxantes e hipnóticas (as que induzem ao sono).
Indicações de plantas fitoterápicas para insônia

É importante identificar primeiro qual é a causa da insônia. Se for agitação, estado nervoso muito alterado, recomenda-se o uso de plantas calmantes, como a Lippia alba, Capim limão – Cymbopogoncitratus, Melissa – Melissa officinalis. Como são plantas aromáticas, e de sabor muito agradável, podem ser ingeridas na forma de chá, mas também na forma de tinturas ou cápsulas. Como uma opção, pode-se preparar sprays aromáticos com os óleos essenciais destas plantas para aspergir no ambiente. Se o problema principal é ansiedade, pode-se usar plantas como Kava-Kava – Piper methisticum ou mesmo a Lippia alba .
As folhas de Maracujá (Passiflora edulis) como efeito calmante

Com a ansiedade controlada, a pessoa começa a relaxar, a musculatura se distende, as dores na coluna e a tensão nos ombros, também são suavizadas e a qualidade do sono melhorará muito. Outra situação muito comum é a insônia devido a problemas de fígado. O fígado congestionado provoca dores no corpo, irritabilidade, insônia, boca amarga, entre outros sintomas. Para ajudar a descongestionar o fígado existe uma planta hipnótica brasileira fantástica - o Mulungu – Erythrina mulungu , uma arbórea nativa dos Cerrados brasileiros, sendo a sua casca empregada na forma de tinturas ou cápsulas. E se ainda não conseguir dormir, experimente o maracujá – Passiflora edulis, lembrando que o remédio são as folhas e não o fruto. Com certeza você irá encontrar uma planta que irá fazer com que se deite "nos braços de Morfeu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário