domingo, 19 de novembro de 2023

As tábuas sumérias




As "Tábuas Sumérias" referem-se a tabuletas de argila inscritas que foram encontradas em sítios arqueológicos na região da Suméria, uma antiga civilização que floresceu no sul da Mesopotâmia (atual Iraque) por volta de 4500 a.C. a 1900 a.C. Essas tabuletas continham inscrições cuneiformes, um sistema de escrita em forma de cunha utilizado pelos sumérios e outras culturas mesopotâmicas.

As tábuas sumérias são uma das fontes mais importantes para o entendimento da história, cultura, religião e administração da Suméria. Elas cobrem uma variedade de temas, incluindo registros comerciais, documentos legais, hinos religiosos, epopeias e textos literários. Dada a sua diversidade, essas tabuletas oferecem uma visão rica e detalhada da vida na antiga Mesopotâmia.

Um dos textos sumérios mais conhecidos é a "Epopeia de Gilgamesh", uma história épica que narra as aventuras do herói Gilgamesh. Além disso, as tábuas sumérias incluem registros de transações comerciais, contratos, leis, listas reais, e também textos religiosos que detalham mitos, rituais e orações.

A decifração do cuneiforme e a tradução das tábuas sumérias foram conquistas significativas na área da assiriologia, contribuindo para a compreensão mais ampla da história antiga e das civilizações mesopotâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário