sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Jesus nunca existiu

 


JESUS é um personagem simbólico, fictício, com viés político. Nas últimas décadas, são inúmeras as publicações de especialistas do tema, críticos de mitos, historiadores e arqueólogos. Todos estes, descompromissados com a fé cristã, livres pensadores, que têm iluminado a nossa razão, e nos libertado do fanatismo e dogmatismo a que estivemos aprisionados, ou influenciados.

Jesus por vezes é uma metáfora, por vezes ele é mito, e sempre ele é uma plataforma política. A depender da passagem bíblica ele ganha conotação distinta. Metaforicamente e esotericamente, ele é o sol, o seu reflexo caminha sobre as águas, e transforma a água do mar em "vinho" no ocaso. Caminhar sobre as águas também significa dominar as emoções. Os 12 apóstolos simbolizam os 12 signos do zodíaco, que nós, almas humanas percorremos nessa cíclica jornada pedagógica rumo à iluminação. Os 33 anos de idade de jesus são as 33 vértebras de nossa coluna vertebral. A iluminação é um processo bioquímico-energético que se dá no corpo humano, o verdadeiro e sagrado TEMPLO DIVINO. 

ILUMINAÇÃO / SALVAÇÃO

A energia kundalini sobe desde o primeiro centro de energia, localizado na base da nossa coluna, e essa inteligente energia chega até o derradeiro centro de energia do topo da nossa cabeça. Isso não invalida a bíblia como um livro SAGRADO. Ela de fato é SAGRADA, ela possui conhecimento ocultista/hermético, repleta de sabedorias, ela é um autêntico guia de iluminação espiritual, somente àqueles que tem as respectivas chaves para decodificá-la. Por outro lado a bíblia é um livro político, com mensagens direcionadas a povos e contextos específicos. APESAR de Jesus Cristo não ter existido, a mensagem que o personagem traz é muito valiosa: o poder quântico da fé e o amor a Deus, a si mesmo e ao próximo. 

TUDO na bíblia é simbólico e metafórico, pouquíssimos personagens e detalhes na narrativa, são de fato históricos. A exemplo de Pôncio Pilatos que realmente existiu, de carne e osso, e está solidamente documentado. A narrativa foi construída com incontáveis contradições, falhas históricas no roteiro, lacunas diversas, erros e distorções na tradução (antigo testamento Hebraico e novo testamento em grego), corrupções diversas para atender aos interesses do império romano.... mas isso não seria um grande problema, caso a bíblia fosse divulgada e ensinada como um documento literário mitológico. A bíblia tampouco é uma narrativa original, pois os autores diversos beberam de muitas fontes de conhecimentos anteriores: judaico, persa, babilônico, mesopotâmico, egípcio, hindu, etc... 

YESHU BEN STADA, YESHU BEN PANDERA, YESHU BAHABAS...

Existiram algumas dezenas de pessoas com o nome de Yeshu, naquele tempo-espaço. Possivelmente algum deles era camponês, de pele moura, falante de aramaico, e talvez até um profeta com idéias apocalípticas (era comum naquele tempo-espaço). É possível que uma dessas figuras históricas tenha servido de inspiração para a construção do personagem mitológico Jesus "O CRISTO". Mas isso é especulativo. 


"Tive experiência com Jesus":


Se você já teve experiência direta com JESUS, na verdade você teve experiência com DEUS. Porém no seu imaginário cristão, que é totalmente cultural, herdado pela tradição em que você cresceu, DEUS se apresenta como JESUS, isso é apenas uma roupagem. A propósito, você viu Jesus? Ele era branco ou mouro? Se você tivesse nascido no Tibet, por exemplo, você provavelmente, (estatisticamente falando), não teria tido essa herança cultural, não teria uma crença em Jesus como um Messias. Para o ser humano médio, é mais fácil e conveniente, antropomorfisar DEUS, pois é mais tangível amar a um DEUS ENCARNADO, do que amar e se relacionar com uma ABSTRAÇÃO MENTAL. 

Descobrindo a verdade: 


O que muda quando você descobre que Jesus não existiu? Bom, você se livra de dogmas, como o conceito de pecado, condenação ou salvação, inferno literal, concepção imaculada de Maria, entre outros. E o que fica de bom é a mensagem de que a fé move montanhas e o AMOR é a grande lição da vida. 

"Conhecerás a verdade, e ela vos libertará." 

Jesus NÃO VAI VOLTAR pois ele não veio ainda, pois ele não existe, é apenas um personagem mitológico. O mito cumpre uma função no mundo, o mito é uma plataforma para o ser humano aprender verdades universais e imutáveis. 

* BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: 
David Fitzgerald - Nailed 
Thomas L. Thompson - The Messiah Myth 
Kenneth Humphreys - Jesus never existed


** DEUS EXISTE meu amigo! ELE É AMOR, ETERNO DOADOR DE VIDA.

Se você quiser descobrir que Jesus histórico não existiu, você terá que estudar, pesquisar pacientemente, ATRAVÉS DE FONTES NEUTRAS, terá que deixar de ser um homem de um só livro (bíblia) e terá que ler outros livros, que não sejam enviesados pela fé cristã. Afaste-se dos APOLOGISTAS, e cultive uma FÉ RACIONAL. 

A virtude pode e deve ser cultivada apartada da FÉ CEGA e do DOGMATISMO.

RECOMENDO FORTEMENTE O DOCUMENTÁRIO :
https://youtu.be/Zskpq6uaVlg

Atenciosamente,

Klaus Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário