sábado, 25 de novembro de 2023

Multiplicando alimentos e ressuscitando filhos mortos






As histórias do novo testamento tem origem em histórias anteriores:

Sim, a história de Eliseu, que envolve a multiplicação de alimentos, é encontrada no Antigo Testamento da Bíblia, que é anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Elias e Eliseu eram profetas do Deus de Israel, e suas histórias estão registradas nos livros de 1 Reis e 2 Reis.

A história da multiplicação dos alimentos é associada principalmente a Eliseu, que sucedeu Elias como profeta. Em 2 Reis 4:42-44, há um relato de Eliseu alimentando cem homens com uma pequena quantidade de pães de cevada e grãos:

"Então veio um homem de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada e espigas verdes na sua palha. E ele disse: Dai a este povo, para que coma. E o seu servo respondeu: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dai ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará. Então ele lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor."

Esta história é um exemplo de um milagre realizado pelos profetas do Antigo Testamento, demonstrando a intervenção divina e o poder de Deus na vida do Seu povo.

--------------------------------------------------
Eliseu ressuscita o filho da Sunamita (2 Reis 4:32-37 - Almeida):


E, chegando Eliseu à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre ambos e orou ao Senhor. 34 Subiu, deitou-se sobre o menino, pôs a boca sobre a boca dele, os olhos sobre os olhos, e as mãos sobre as mãos, e estendeu-se sobre ele; e a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou de um lado para o outro na casa e tornou a subir e se estendeu sobre ele; e o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 36 Então chamou a Geazi e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou, e ela veio a ele; e ele disse: Toma o teu filho. 37 Então entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou seu filho e saiu.


Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17 - Almeida):


E aconteceu, depois disso, que ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão. 12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. 13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. 14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. 15 E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. 16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. 17 E correu esta fama dele por toda a Judéia, e por toda a terra circunvizinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário