domingo, 26 de novembro de 2023

O filho do Homem, segundo Flávio Josefo




Flávio Josefo, o historiador judeu do século I, faz uma referência que é frequentemente associada ao conceito do "Filho do Homem" nas nuvens com grande glória, similar à linguagem usada nos Evangelhos do Novo Testamento. Essa referência está no livro "Guerra dos Judeus" (ou "Antiguidades Judaicas", dependendo da tradução), mais especificamente em "Guerra dos Judeus", Livro VI, Capítulo V, Seção 3.

A passagem em questão descreve uma visão que Josefo afirma ter tido enquanto observava o templo em chamas durante o cerco de Jerusalém pelos romanos. A visão é expressa em linguagem apocalíptica e pode ser interpretada como uma paralelo ou, pelo menos, uma influência para as descrições do retorno do Filho do Homem encontradas nos Evangelhos.

Aqui está um trecho da passagem:

"Enquanto estavam dizendo isso, uma multidão de vozes exclamou: 'Não é Deus quem nos faz sair de nossos lugares, mas é este o Filho de Deus que vem, o Filho do Homem, para julgar a ambos e recompensar a cada um conforme suas obras.' [...] Ouvindo isso, os sacerdotes lançaram-se contra o povo, e os que disseram isso à força os obrigaram a calar. Mas para mim, esta foi uma das coisas mais surpreendentes; pois acreditava firmemente que eram portas do céu que estavam abertas."

Embora essa passagem contenha elementos que podem ser relacionados ao contexto apocalíptico cristão, é importante observar que as interpretações podem variar e nem todos os estudiosos concordam sobre a extensão da influência desta passagem sobre as descrições do Filho do Homem nos Evangelhos.



Flávio Josefo escreveu "Guerra dos Judeus" por volta do ano 75 d.C.
O livro foi escrito após os eventos que descreve, principalmente após a destruição do Segundo Templo em Jerusalém em 70 d.C. Durante o cerco de Jerusalém pelos romanos, Flávio Josefo foi capturado e passou a colaborar com os romanos, o que influenciou sua perspectiva sobre os eventos e também pode ter impactado a forma como descreveu a visão apocalíptica.

A passagem específica sobre a visão do Filho do Homem nas nuvens com grande glória é encontrada em "Guerra dos Judeus", Livro VI, Capítulo V, Seção 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário