quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Cronologia mitológica: Origem das escrituras judaico-cristãs



Aqui está uma sequência geral de influências mitológicas nas tradições judaicas e cristãs com suas respectivas datas aproximadas:


Mitologia Cananeia: Antiguidade:

[a partir do desenvolvimento da escrita, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era Cristã.] 

Os antigos israelitas habitavam a região de Canaã, e elementos da mitologia cananeia podem ter influenciado suas crenças religiosas.


Mitologia Mesopotâmica (Século VII a.C.): Durante o Exílio Babilônico, os judeus entraram em contato com a mitologia babilônica. A influência babilônica pode ter afetado a narrativa do dilúvio na Bíblia.


Mitologia Egípcia (Séculos XV a XIII a.C.): Os israelitas passaram um período significativo no Egito, e as tradições mitológicas egípcias podem ter influenciado aspectos da narrativa do êxodo, especialmente na representação de figuras como Moisés.


Mitologia Persa (Séculos VI a IV a.C.): Após o retorno dos judeus da Babilônia, eles entraram em contato com a mitologia persa. Elementos da teologia dualista persa, como a oposição de forças do bem e do mal, podem ter influenciado a concepção judaica de Satanás e do juízo final.


Mitologia Greco-Romana (Séculos IV a.C. até o início da era comum): À medida que o mundo helenístico e, posteriormente, o Império Romano influenciaram a região, houve interações entre a cultura greco-romana e o judaísmo. Alguns conceitos filosóficos e ideias morais do mundo greco-romano podem ter influenciado o cristianismo nascente.


Lembre-se de que as datas exatas de influências específicas podem variar e são frequentemente difíceis de determinar precisamente. Além disso, as influências culturais não se limitam a datas específicas; muitas vezes, elementos de diferentes tradições mitológicas coexistiram e se entrelaçaram ao longo do tempo. As tradições religiosas judaicas e cristãs também desenvolveram suas próprias interpretações únicas dessas influências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário