sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Quem foi a primeira fonte neutra a escrever sobre Jesus?



A primeira pessoa a escrever sobre Jesus nos registros históricos foi provavelmente o historiador judeu Flávio Josefo. Josefo nasceu por volta do ano 37 d.C. e escreveu uma obra chamada "Antiguidades Judaicas" por volta de 93-94 d.C. Nessa obra, ele faz referência a Jesus em duas passagens, conhecidas como o "Testemunho de Josefo". No entanto, essas passagens são objeto de debate entre estudiosos, com algumas alegações de que partes delas podem ter sido posteriormente interpoladas por copistas cristãos, tornando-as menos confiáveis como fonte histórica independente.


Além de Josefo, o historiador romano Tácito também fez referência a Jesus em sua obra "Anais", escrita por volta de 116 d.C. Tácito menciona a perseguição de cristãos sob o imperador Nero e descreve Jesus como "Cristous" (ou Cristo) e a origem do nome "cristãos".


Outra fonte histórica importante que menciona Jesus é o Novo Testamento da Bíblia, que contém os evangelhos que descrevem a vida e os ensinamentos de Jesus. Os evangelhos foram escritos por volta do século I d.C. por discípulos e seguidores de Jesus, como Mateus, Marcos, Lucas e João. No entanto, esses escritos são considerados textos religiosos e não fontes históricas neutras.


Além dessas fontes, existem alguns outros escritos de historiadores e autores antigos que fazem menções a Jesus ou aos primeiros cristãos, mas a informação que eles fornecem é geralmente limitada e indireta. Portanto, o conhecimento sobre a vida de Jesus e os eventos de sua época depende principalmente de uma combinação de fontes históricas e religiosas.


Chat gpt

Nenhum comentário:

Postar um comentário