sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Quem foi Tácito e o que ele escreveu sobre Cristo


    

Públio (ou Caio) Cornélio Tácito foi um importante historiador e senador romano que viveu no final do século I e início do século II d.C. Ele é conhecido por suas obras históricas, sendo mais notavelmente "Anais" (Annales) uma de suas principais obras. A motivação de Tácito para escrever sobre Jesus estava relacionada ao contexto histórico de sua época, particularmente o reinado do imperador Nero.


Tácito não teve ligações diretas com o Império Romano. Ele não prestou serviços oficiais ao governo, mas foi um senador e um respeitado historiador que escreveu sobre os eventos de seu tempo. Ele era conhecido por sua habilidade na escrita e por sua visão crítica dos eventos históricos.


Em sua obra "Anais," Tácito menciona Jesus Cristo em relação à perseguição dos cristãos sob o reinado de Nero. A passagem, encontrada no livro 15, capítulo 44 de "Anais", é a seguinte (em tradução para o português):


"Portanto, para eliminar o rumor, Nero trouxe à tona os acusados e infligiu os mais refinados castigos neles. Aqueles que confessaram (serem cristãos) foram presos, e em sua evidência uma grande multidão foi condenada, não tanto pela acusação de incendiar a cidade, mas pelo ódio humano. Eles foram pregados nas cruzes com suas túnicas em chamas, e quando a escuridão caía, eram iluminados como tochas ardentes durante a noite."



Outra versão:

"Nero, para acabar com os rumores [sobre ter incendiado Roma], lançou a culpa e infligiu as torturas mais requintadas em uma classe odiada por suas abominações, chamada de cristãos pelo populacho. Christus, de quem o nome teve origem, sofreu a pena extrema durante o reinado de Tibério às mãos de um dos nossos procuradores, Pôncio Pilatos, e uma superstição perniciosa, assim reprimida por algum tempo, irrompeu novamente, não apenas na Judéia, onde o mal tinha raiz, mas até na cidade de Roma."

Esta passagem de Tácito fornece um registro independente da perseguição dos cristãos em Roma no contexto do Grande Incêndio de Roma em 64 d.C., que foi erroneamente atribuído aos cristãos por Nero. Ela também confirma a existência de Jesus, embora de forma indireta, corroborando o que é conhecido a partir das fontes cristãs e fornecendo um contexto histórico adicional sobre a perseguição dos cristãos na Roma antiga. 


Chat gpt

Nenhum comentário:

Postar um comentário