quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Mistérios de Enoque


Os "Livros de Enoque," particularmente o Livro de Enoque (ou 1 Enoque), são uma coleção de textos apócrifos que detalham as visões e experiências atribuídas a Enoque. Esses textos contêm elementos misteriosos e até mesmo apocalípticos. Aqui estão alguns trechos notáveis do Livro de Enoque que refletem sua natureza misteriosa e visões:


Visões Celestiais:

O Livro de Enoque descreve visões que Enoque alegadamente teve do céu, dos anjos e de eventos celestiais. Essas visões são frequentemente ricas em simbolismo e detalhes sobre a criação divina. Por exemplo:


"Naqueles dias, e após eles, havia muitos mistérios que eu fui mostrado e cuja explicação somente Deus conhece." (1 Enoque 2:1)

Anjos Caídos e Vigilantes:

O livro descreve a rebelião de anjos caídos, conhecidos como "Vigilantes," que desceram à Terra e interagiram com a humanidade. As ações dos Vigilantes são um dos principais temas do Livro de Enoque.


"Eles tomaram esposas para si e todos escolheram por si mesmos, e começaram a ir a eles e a se corromperem com elas, e a ensinar-lhes feitiçaria e encantamentos e o corte de raízes e a conhecerem plantas." (1 Enoque 7:1)

As Sete Estrelas e a Criação:

Enoque tem visões das "sete estrelas," que representam os anjos que têm autoridade sobre a criação. Estas estrelas desempenham um papel central na visão da criação e da ordem do mundo.


"Naquela hora, o anjo disse: 'Essa constelação cujo círculo você vê são as estrelas do céu.'" (1 Enoque 18:14)

O Juízo Final:

O Livro de Enoque também contém visões do juízo final, incluindo a condenação dos anjos caídos e a salvação dos justos.


"E naqueles dias os anjos irão reunir e lançar-se para as fendas da terra os ventos e as fundações da terra serão abaladas." (1 Enoque 18:12)

Esses trechos destacam o caráter misterioso e apocalíptico do Livro de Enoque, que explora temas como visões celestiais, a queda dos anjos, a ordem cósmica e o juízo final. É importante ressaltar que esses textos são apócrifos e não fazem parte das escrituras canônicas judaicas ou cristãs, mas têm sido de interesse histórico e literário ao longo da história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário