segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Parábolas de Jesus / Hermetismo



Mateus 13:13-16 (NVI):

"Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. Neles se cumpre a profecia de Isaías: 'Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, nunca perceberão'. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e se converter, e eu os curaria."

Neste contexto, Jesus está explicando por que ele usa parábolas em seu ensinamento. Ele está citando uma profecia de Isaías para ilustrar que, embora ele esteja ensinando abertamente por meio de parábolas, nem todos que o ouvem e veem estão realmente compreendendo as profundas verdades espirituais que ele está transmitindo. Alguns têm corações insensíveis e não estão dispostos a ouvir e compreender.

Essa passagem enfatiza a ideia de que a compreensão espiritual não é apenas uma questão de ouvir ou ver com os sentidos físicos, mas também requer abertura de coração e mente para receber e compreender a mensagem espiritual que está sendo transmitida. Portanto, aqueles que têm "ouvidos para ouvir" e estão dispostos a entender além do nível superficial são os que verdadeiramente compreendem as verdades espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário