domingo, 17 de dezembro de 2023

42 escritores que viveram na época de Jesus e nada relataram sobre ele



A lista de John E. Remsburg,

42 escritores que viveram na época de Jesus e nada escreveram sobre ele:

1# Filon de Alexandria – Nascido 30 a/C (antes de Cristo) e falecido por volta de 54d/C - Estoriador - Filósofo grego de origem judaica.. Pertencia a família de sacerdotes. Escrevia sobre a síntese do judaísmo e da filosofia helenística. Escrevia sobre Deus. Pontos de vista de Filon coincidentes com os do cristianismo serviram de ponto de partida para a ideologia cristã. Apesar disso nunca mencionou diretamente o cristianismo nem escreveu nada sobre Jesus.

2# Paterculus (19 a.C. - 31 d.C): Historiador Romano, o autor não apresenta uma visão histórica real, embora geralmente de confiança em suas declarações de fatos individuais acontecidos em Roma. Ele pode ser considerado como um cronista da corte, em vez de um historiador. Sua cronologia é inconsistente. Em César, Augusto e acima detudo, em seu patrono Tibério, ele despeja elogios ou bajulação. Vivia em Roma e nos seus 50 anos de vida, nunca mencionou cristãos em seus textos e muito menos Jesus Cristo ou seus milagres.

3# Fedro (Macedônia) (15 a.C. – 50 d.C). Fabulista romano nascido na Macedônia, Grécia. Autor de cinco livros de fábulas em verso Viveu na época de Jesus, poderia ter cruzado com ele no caminho, mas não escreveu nenhum versinho, conto ou referência sobre ele.

4# Quinto Cúrcio (10 a.C - 54 d.C). Foi um escritor e historiador romano , que viveu presumivelmente sob o reinado do imperador Claudius no primeiro século . Vivia por lá. Preferiu escrever sobre Alexandre o Grande. Nos primeiros livros preservados narra os fatos sobre as campanhas de Alexandre contra o rei persa Dario III. Nada sobre Jesus da mesma época, no mesmo lugar.

5# Apolônio de Thyana (01 d.C-80 d.C) Nasceu em Thyana, Capadócia, morreu emÉfeso aos 81 anos. Foi um filósofo neo-pitagórico e professor de origem grega, seria contemporâneo de Paulo de Tarso (o apóstolo de Jesus) se o mesmo tivesse existido. Foi o filósofo mais famoso do mundo greco-romano. Thyana vivia em Roma nessa mesma época e nada escreveu sobre Jesus nem sobre cristãos.

6# Columella (Lucius Moderatus) (04 d.C – 70 d.C). Embora um fazendeiro, na capital do império fez parte dos mais altos círculos sociais pelo seu gosto pela intelectualidade e de sua atividade como dono de terras e produtor escreveu obras sobre agronomia e agricultura. Era um jovem ainda, quando viveu na mesma época de Jesus, poderia ter esbarrado nele no caminho, frequentou a sociedade romana mas não se interessou pelas ―obras‖ de Jesus que cultivava almas.

7# Plínio, o Velho (23 d.C -79 d.C). Foi escritor historiador, naturalista, gramático, administrador, oficial romano, e talvez o maior erudito da história imperial romana. Ele nasceu em Comum, atual Como, em 23, e morreu em 79. Poderia, no mínimo, ter escutado falar de Jesus e seus milagres, mas nunca o mencionou em suas histórias.

8# Sílio Itálico (25 d.C- 101 d.C). Era um político e poeta épico latino, autor de várias obras sobre as Guerras Púnicas. Em sua juventude, Sílio foi orador famoso nos fóruns e mais tarde político cauteloso, sem habilidade ou ambição suficiente para se opor aos governantes cruéis do seu tempo. Garantiu sua segurança pessoal e sua promoção ao consulado prostituindo suas habilidades de orador nas farsas judiciárias que amiúde condenavam as vítimas do imperador. Estava lá na época de Jesus e poderia ter assistido o seu julgamento no colo da mãe, ou ter ouvido falar e depois mencioná-lo em suas histórias, mas nada...

9# Petrônio (27 d.C - 66 d.C). Foi um escritor romano, mestre na prosa da literatura latina, satirista notável. Nem uma satirazinha sobre o milagreiro que ressuscitou dos mortos... Imagino que o mesmo gostaria de fazer alguns deboches em versos do cara que diziam que ressuscitou e depois sumiu, para distrair o público romano, mas nada versificou sobre Jesus.

10# Aulo Pérsio Flaco (34 d.C – 62 d.C). Esse cidadão foi um poeta satírico da Roma Antiga, adepto do estoicismo. De origem etrusca, mostrou em suas obras, poemas e sátiras, uma visão de mundo estóica, aliada a um senso crítico forte contra os abusos de seus contemporâneos. Seus textos, que foram especialmente populares na Idade Média, só foram publicados após a sua morte. Nasceu logo após a crucificação do ―rei dos judeus‖ e nem uma poesia fez, uma satirazinha lembrando o sofrimento do ―filho de deus‖.

11# M. Fábio Quintiliano (35 d.C -96 d.C). Foi professor de Retórica em Roma, onde primeiro exerceu como advogado. Tornou-se conhecido por ter sido professor de retórica. Um de seus alunos foi o orador romano Plinio, o jovem. Depois de exercer por vinte anos como advogado e professor, retirou-se para escrever. Ficou famoso pelo Institutio Oratoria (c. 95 d.C.), grande obra redigida em 12 volumes sobre moral e virtude. Nos dois primeiros livros Quintiliano trata a educação fundamental e como se organizavaa vida na Roma de seu tempo. Jamais citou Jesus em seus textos, nem mencionou que oscristãos seriam desorganizados.

12# Flavio Josefo – (37 d.C – 100 d.C) - Historiador judaico. Seus textos constituem uma fonte preciosa para o estudo da história da Palestina no primeiro século da nossa era. Forneceu importantes informações sobre os essênios e outras seitas da Judéia. Silenciou totalmente sobre os cristãos e nunca mencionou Cristo ou Jesus em suas obras. Os cristãos insistem em duas falsificações criadas no livro ―Antiguidades Judaicas‖, já derrubadas pela ciência e pela história. Uma interpolação de oito linhas apenas(imaginem) bem ao estilo de Lucas, escrito lá pelo ano 93, contando a vida e morte deJesus. Claro que a Igreja Católica sumiu com o original, mas você mesmo pode ler esse texto falso, o que vinha antes e depois, no livro de Alfredo Bernacchi, para ver que não se harmonizam. Da mesma forma, tendo Josefo nascido depois da hipotética morte de Jesus, nada testemunhou de fato. Resta saber quem teria contado sobre Jesus a Josefo? Um ateu garanto que não foi. Vale isso como prova da existência do mestre?

13# Justus de Tiberíades (ou Justus). (XX d.C – 73 d.C) - Foi um autor e historiadorjudeu que viveu na segunda metade do século I dC. Pouco se sabe sobre sua vida, excetooque foi contado por seu inimigo político e literário, Flávio Josefo. É o terceiro escritorjudeu do primeiro século. Seus escritos foram perdidos, mas Photius, patriarca de Constantinopla (878-886 d.C.), escreveu ―Bibleotheca‖, onde ele comenta a obra de Justus. Photius diz que do advento de Cristo, das coisa que lhe aconteceram ou milagres que ele realizou, não há absolutamente nenhuma menção (em Justus)‖. Justusvivia em Tiberíades, na Galiléia. Seus escritos são anteriores às―Antiguidades‖ de Josephus, de 93 d.C., portanto é provável que ele tenha vivido durante ou imediatamente após a suposta época de Jesus, mas é notável que nada tenha mencionado sobre ele. Justo também escreveu uma crônica do povo judeu, de Moisés até Agripa II que viveu entre 27e 100e nem assim escreveu sobre Jesus, sua morte, sua ressurreição ou seus milagres.

14# Marco Valério Marcial (38 d.C – 103 d.C). Poeta epigramático latino. Marcial partiu ainda jovem para Roma, onde viveu a maior parte de sua vida. Nesta cidade, manteve relações com o povo romano, intelectuais de renome e políticos do império. Escreveu poemas épicos sobre as loucuras humanas e as várias personalidades do império romano. Nunca ouviu falar de Jesus estando lá, aonde ele foi julgado e crucificado. Por isso não escreveu nem um versinho sobre ele.

15# Marcus Annaeus Lucanus (39 d.C -65 d.C) . Foi um romano poeta , nascido em Corduba (moderno-dia Córdoba ), no Baetica Hispania . Apesar de sua curta vida, ele é considerado como uma das figuras proeminentes da América Imperial no período. Sua juventude e velocidade de composição o distinguem de outros poetas. Durante este tempo ele circulou os três primeiros livros de seu poema épico, Pharsalia (rotulado De Bello civilizações nos manuscritos), que contou a história da guerra civil entre Júlio César ePompeu. Nada escreveu ou versificou sobre um tal Jesus.

16# Díon Crisóstomo (40 d.C – 120 d.C). Foi um orador, escritor, filósofo e historiador grego do Império Romano , que floresceu no Século I . São retidos oitenta seus discursos. Seu nome vem do grego Chrysostomos, que literalmente significa "boca de ouro". Nessa época Jesus já deveria ser histórico. Não é todo dia que alguém morre, ressuscita e some, anda sobre as águas, faz milagres e ressuscita pessoas. Mas Dion nada ouviu a respeito, daí também não discursou, não escreveu nem filosofou sobre o Mestre dos mestres.

17# Publius Papinius Statius (45 d.C -96 d.C). Foi um romano poeta do Século I ( Era a Prata da literatura latina ). Além de sua poesia em latim, que incluem um poema épico, a Tebaida , uma coleção de poesias ocasionais, o Silvae , e o épico inacabado, o Achilleid . Era romano, vivia em Roma, palco da aventura cristã, mas ninguém jamais comentou o assunto por lá. Por isso, nada escreveu sobre Jesus. Nem em latim, nem em grego, nem em chinês, nem em português.

18# Plutarco de Queroneia (46 d.C - 126 d.C.). Filósofo e biógrafo grego, nascido em Queronéia. Escreveu ―Moralia‖, sobre moral e ética. Embora tenha passado a maior parte da vida em sua cidade natal, onde ocupou altos cargos públicos e dirigiu uma célebre escola, estudou matemática e filosofia em Atenas, viajou pela Grécia e passou por Alexandria, morou em Roma (75 a 95), onde lecionou filosofia durante o reinado (81a 96) do Imperador Domiciano. Nunca deu uma aula sobre Jesus, nem filosofou sobre seus milagres porque desconhecia totalmente o assunto. É possível você viver no Rio de Janeiro por 30 anos e desconhecer a estátua do Cristo?

19# Tácito ( 56 dc - 120 dc) Foi um historiador Romano que nasceu e morreu no sul da frança, mas viveu em Roma. Graças a Tácito, muitas vidas ilustres se tornaram conhecidas. Seus dotes oratórios como jurista foram várias vezes reconhecidos, mas foi como historiador que Tácito alcançou a fama. Entre os anos 100 e 117, escreveu os "Anais", onde relatou a história dos imperadores romanos desde Tibério até a morte de Nero. Nunca citou Jesus nem soube se ele caminhou sobre as águas, que ressuscitou mortos, sua crucificação, seu julgamento, morte, ressurreição, sumiço. Nada! A semelhança do que fizeram no livro de Flávio Josefo, falsificaram dois pequenos parágrafos e sumiram com o original.

20# Eptectus Hermógenes (55 d.C - 135 d.C) Ex-escravo que se tornou renomado moralista e filósofo e escreveu sobre a ―irmandade dos homens‖ e a importância de se ajudarem os pobres e oprimidos. Nada escreveu sobre Jesus].

21# Caio Plínio Cecílio, o Moço (62 d.C - 114 d.C). O seu legado principal são as suas litterae curiosius scriptae, 247 missivas (cartas) escritas a amigos, no estilo da época entre os anos de 97 e 109. Nelas encontramos das melhores descrições da vida quotidiana, política etc. da Roma Imperial, bem na época em que Jesus deveria ter existido. As cartas estão agrupadas em dez livros, o décimo volume aborda o tema do cristianismo primitivo. Esse cristianismo, entretanto não se referia a Cristo Jesus, mas a Chrestus dos judeus essênios e de forma lacônica porque o mesmo nunca existiu. Estas cartas foram escritas durante o seu consulado na Bitínia. São 122 cartas trocadas com o imperador Trajano sobre como lidar com a questão, e onde é visível a sua simpatia para com os ―crestãos‖.

Quando Plínio escreveu, já se havia passado 80 anos da hipotética morte de Jesus. A história de Jesus Cristo (Evangelhos) surgiria 70 anos depois disso. Assim, Plínio referia-se aos ― crestãos‖ de Chestus, ―o Mestre da Retidão‖ (ou Justiça) dos judeus essênios que há muito faziam arruaças em Roma. Roma invadiu Jerusalém em 70, por isso mesmo. Justamente nessa época também surgiu o Apocalipse, dito de João, na verdade, o original era dos essênios. João Batista nunca escreveu coisa nenhuma, então o catolicismo criou o João Evangelista e assim misturou tudo. Os copistas católicos falsificaram a palavra―chrestãos‖ para ―christãos‖, fazendo assim, essa proposital confusão. De qualquer forma, a palavra Jesus, ou Jesus Cristo, nunca foi mencionada por Plínio, porque não existia.

22# Dâmis (discípulo de Thyana) (66 d.C) [nada descreveu sobre Jesus](Aguardando informações biográficas que validem a informação).

23# Caio Suetónio Tranquilo (69-141 d.C). Foi um grande escritor latino que nasceu em 69 da era cristã, em Roma e faleceu por volta de 141. Escreveu sobre os Doze Césares tendo sido contemporâneo na idade adulta apenas de Domiciano, o último de seus biografados. Suetónio foi um grande estudioso dos costumes de sua gente e de seu tempo e escreveu um grande volume de obras eruditas, nas quais descrevia os principais personagens da época. Em ―A vida dos imperadores‖, com a história de 11 imperadores, ele conta, em 120 d.C., sobre o imperador Cláudio, que ―expulsou de Roma os judeus que, sob a influência de Chrestus, (dos essênios) viviam causando tumultos‖. Nunca citou nenhum Jesus. Não falou de cristãos, nem de crucificação, nem de milagres, nem de ressurreição de ninguém, porque também nada ouviu de ninguém.

24# Claudio Lísias (Século I) – Faz parte da lista de Remsburg embora não tenha encontrado sua biografia.

25# Pompônio Mela (Século I). Escritor espanhol que viveu em Roma. Pouco se sabe do autor, excepto o seu nome e local de nascimento, na pequena cidade de Tingentera ou Cingentera no sul da Espanha , em Algeciras Bay. A data dos seus escritos pode ser fixada aproximadamente por sua alusão a uma proposta britânica de expedição do imperador reinante, quase certamente o de Cláudio em 43 dC. Em seus escritos nada referia-se a Jesus.

26# Teão de Smyrna (Século I) [nada escreveu sobre Jesus] (Aguardando informações biográficas que validem a informação).

27# Decimus Iuvenalis (55-127d.C). Poeta e retórico romano, autor das Sátiras. Conhecido em Inglês como Juvenal, era um romano poeta ativo na segunda metade doSéculo I e início do século segundo, autor do Sátiras . Os detalhes da vida do autor são claras, embora as referências dentro do seu texto para pessoas conhecidas da primeira final e início de séculos. Nunca citou em seus textos nenhum Jesus, como nenhum cristão.

28# Caio Valério Flaco (Nasceu em data desconhecida, morreu em 90d.C). Poeta daRoma Antiga (Final Século I). Foi um romano poeta que floresceu na " Era de Prata ", sobos imperadores Vespasiano e Tito e escreveu um Argonautica Latina que deve muito a Apolônio de Rhodes épico mais famoso ". Desconhecia qualquer referência a Jesus ou cristãos.

29# Favorino di Arles (80 – 160 d.C). Foi um filósofo grego antigo, sofista, o sofista chamado segundo lugar, que faziam parte do Dio de Prusa, Atticus Herodes, Publius Aelius Aristides e Luciano de Samosata suportados pelo mesmo Imperador Adriano. Nunca ouviu falar de Jesus e assim também não escreveu sobre ele.

30# Cláudio Ptolemeu (90-168 d.C). Cientista grego. Cláudio Ptolemeu ou Ptolomeu (em latim: Claudius Ptolemaeus; em grego: Κλαύδιος Πτολεμαῖος; 90 – 168), foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito e Ptolemaida Hérmia, sob domínio romano. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes emóptica e teoria musical. Defendia que a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor, tal como admitido na Bíblia anos depois. Escreveu dezenas de livros e tratados. Nunca mencionou em sua vida a história de Jesus ou um salvador filho de um deus qualquer.

31# Lúcio Flávio Arriano - historiador Roma antiga (92 - 175 d.C) - foi um historiador da Roma Antiga. Nasceu em Nicomédia (atual Izmit), capital da província de Bitínia, no que é hoje o noroeste da Turquia. Embora fosse cidadão romano, falava e escrevia em grego antigo. Sua figura é importante historicamente porque seus trabalhos constituem o melhor relato sobre Alexandre, o Grande 320 a.C. Suas histórias atravessaram o início do Século I, mas nunca mencionou nada sobre nenhum Jesus ou sobre cristãos.

32# Apiano de Alexandria - historiador romano (de etnia grega)-(95-165 d.C) - foi um historiador da roma antiga (de etnia grega) . Desempenhou diversos cargos administrativos em Alexandria, logo foi para Roma, onde trabalhou como advogado. Em 147 d.C. obteve o cargo de procurador (provavelmente no Egito), do imperador Antonino Pio, pelo qual teve acesso à documentação imperial. Sua obra principal foi a "História Romana". Nunca em sua vida mencionou nenhum Jesus, seus apóstolos ou cristãos.

33# Pausânias – autor, geólogo, arqueólogo e mitógrafo grego (115 - 180 d.C.) - Não se sabe de onde era originário. Julga-se que Pausânias nasceu numa cidade perto do Monte Sipilo, na Lídia (território atualmente pertencente à Turquia). Segundo a história bíblica, os gregos tinham uma grande admiração pelo Senhor Jesus, consideravam-no um―grande filósofo‖, porém antes de escrever dez livros sobre a Grécia, Pausânias viajou pela Ásia Menor, Síria, Palestina, Macedónia e por partes da Península Itálica. Nunca ouviu falar de Jesus ou escreveu algo sobre ele.

34# Aulo Gélio - autor erudito, gramático latino em Roma - (125 - 180 a.C.) -Autor e gramático latino, possivelmente de origem africana, provavelmente nascido e certamente trazido à Roma. Estudou gramática e retórica em Roma, e filosofia em Atenas, depois retornou à Roma, onde montou um escritório para tratar de questões judiciais. Entre seus professores e amigos havia muitos homens distintos: Sulpício Apolinário, Herodes Ático e Marco Cornélio Frontão. Nunca mencionou nenhum julgamento de Jesus em suas obras.

35# Díon Pruseus - (Século I. Nada escreveu sobre Jesus.) [Aguardando detalhes da sua Biografia]. 36# Hermògenes de - historiador grego (Século I) foi um historiador grego, autor de uma história de Frígia , na qual também mencionou a judeus. Frígia tomado pelo rei de Pérgamo, eventualmente tornou-se parte do império romano. Mesmo estando envolvido na história dos judeus, nunca em seus livros mencionou Jesus, ou seus apóstolos ou os cristãos.

37# Flégon de Trales - escritor grego (Século I/II) - foi um escritor gregoromanizado, ativo no século II. Sua principal obra é Olimpíadas. Também escreveu obrasmenores, entre elas o Livro das Maravilhas, sobre fatos bizarros e criaturas fantásticas. Para ele, Jesus não deveria ter nada de fantástico porque jamais mencionou sua divindade, sua ressurreição, seus milagres e nem mesmo o próprio.

38# Valério Máximo - escritor romano (Século I/II) - Sua obra capital são os nove livros Factorum dictorum memorabilium ("Fatos e ditos memoráveis"), dedicados ao imperador Tibério. Foi escrito em Roma em 31 d.C. e o seu fim era elogiar uma série estabelecida de virtudes romanas por meio de anedotas e relatos tradicionais ou extraídos de historiadores e filósofos. Esta compilação de anedotas serviu aos oradores para extrair narrações morais com o fim de ilustrar os seus discursos. Nunca citou os dotes morais deJesus Cristo, nem de Paulo nem de Lucas, Marcos ou Mateus, nunca citou a existência de cristãos, nem como piada.

39# Floro Lúcio de Alexandria (Século I/II) ) [nada descreveu sobre Jesus](Aguardando informações biográficas que validem a informação).

40# Luciano - satirista grego (início Século II) [nada descreveu sobre Jesus](Aguardando informações biográficas que validem a informação). E mais estes, além da lista de Remsburg:

41# Philo-Judaeus (15 a.C. – 50 d.C.) — de Alexandria, era um teólogo-filósofo judeu que falava grego. Ele conhecia bem Jerusalém porque sua família morava lá. Escreveu muita coisa sobre história e religião judaica do ponto de vista grego e ensinou alguns conceitos que também aparecem no evangelho de João e nas epístolas de Paulo. Philo também ensinou sobre Deus ser um espírito, sobre a Trindade, sobre virgens que dão à luz, judeus que pecam e irão para o inferno, pagãos que aceitam a Deus e irão para o céu e um Deus que é amor e perdoa. Entretanto, Philo, um judeu que viveu na vizinhaAlexandria na mesma época da hipotética existência de Jesus, quase com a mesma idade, certamente saberia da história do filho de deus crucificado, porém nunca mencionou alguém com este nome nem nenhum milagreiro que morreu e depois ressuscitou emJerusalém, sem falar em eclipses, terremotos e santos judeus saindo dos túmulos e andando pela cidade. Por que? O completo silêncio de Philo é ensurdecedor!

42# Sêneca (4 a/C - 65 d/C) - Historiador – Filósofo romano - Em seus escritos anuncia a idéia de Deus absoluto e todo poderoso e a necessidade da resignação perante os golpes do destino pela vontade do Altíssimo. Engels chamava Sêneca de ―tio do cristianismo. Os padres da igreja Tertuliano e S. Jerônimo o consideravam um deles. Entretanto não se encontra nos seus escritos qualquer referência a Jesus ou aos cristãos. As cartas que teria trocado com Paulo se revelaram uma fraude, mais tarde.

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