domingo, 31 de dezembro de 2023

Alimentos e medicamentos contra-indicados na véspera da consagração da Ayahuasca




A tiramina é uma substância derivada do aminoácido tirosina, sendo encontrada principalmente em alimentos fermentados e envelhecidos, como chucrute, kimchi, vinho, cerveja, carnes secas ou salgadas.

Além disso, a tiramina também é encontrada em ótimas quantidades em alimentos como molhos de soja, e queijos do tipo azul, brie, cheddar, roquefort, gorgonzola e parmesão, por exemplo.

A tiramina participa da produção de catecolaminas, neurotransmissores que atuam no controle da pressão arterial. Assim, altos níveis de tirosina no organismo podem causar o aumento da pressão arterial, dor de cabeça e visão embaçada.

RESTRIÇÃO ABSOLUTA :



Casca de banana

Favas

Carnes, peixes e aves estocados impropriamente ou estragados e envelhecidas

Chucrute

Molho de soja (shoyu) e outros condimentos a base de soja

Chopp


RESTRIÇÃO MODERADA:

Vinho tinto e branco (máximo 100 ml)

Cerveja e cerveja sem álcool (máximo 2)

Embutidos (salame, mortadela, salsicha, peperoni)

Abacate, banana


Caldo de carne ou frango


RESTRIÇÃO DESNECESSÁRIA:



Chocolate

Queijo branco; ricota; cottage; creme de leite, iogurte e sorvete; carne, ave e peixe frescos

Glutamato monossódico; amendoim; leite de soja

MEDICAMENTOS / Interação:

Anticolinérgicos : Potencialização dos efeitos

Antidepressivos : A associação, quando indicada, deve respeitar algumas regras: início simultâneo e uso de doses menores.

Risco menor: amitriptilina, nortriptilina

Risco considerável: imipramina, clomipramina, inibidores seletivos de recaptação de serotonina

Anti-hipertensivos Reserpina: excitação autonômica, agitação, hipertensão;

Clonidina: hipertensão

Tiazídicos: potencialização de efeitos hipotensores

Guanetidina: inibição dos efeitos anti-hipertensivos

Álcool: Crises hipertensivas com bebidas ricas em tiramina

Agentes hipoglicemiantes : Pode haver potencialização do efeito da insulina e hipoglicemiantes

Aminas simpatomiméticas : Hipertensão, agitação, febre, convulsões, coma

Suplementação dietética : Cuidado com suplementações que contenham tirosina

Succinilcolina : Na associação com fenelzina pode haver apnéia prolongada

Triptofano: Delirium, mioclonias, hipomania


Fontes:

Grupo de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MORENO, Ricardo Alberto ; MORENO, Doris Hupfeld ; MACEDO-SOARES, Marcia Britto . Psicofarmacologia dos antidepressivos. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), 21;(SI 21-SI 40), 1999.




13 alimentos ricos em tiramina :

Frango, carne vermelha e peixes: As carnes frescas possuem normalmente um pouco de tiramina. Entretanto, ainda que sejam mantidas refrigeradas, quanto maior for o tempo de estocagem maior será a quantidade da monoamina nestes alimentos devido à ruptura das proteínas – que as carnes tem em grandes quantidades.

Queijos envelhecidos: Por serem fermentados e, muitas vezes, consumidos após muito tempo depois de sua fabricação, os queijos são um dos alimentos que mais concentram tiramina. Queijos suíço, gouda, gorgonzola, parmesão, romano, feta e brie não devem ser consumidos. É recomendado substituí-los por ricota ou queijo cottage.

Demais laticínios: Conforme envelhecem e se aproximam de sua data de vencimento, laticínios como o leite tendem a apresentar algum nível de fermentação, aumentando as concentrações de tiramina. Prefira leites, requeijões e manteigas pasteurizados.

Cerveja (barris): Todos os alimentos fermentados devem ser evitados, e a cerveja não poderia ficar de fora. Evite principalmente beber as cervejas de barris, despasteurizadas ou que sejam do tipo ale.

Carnes fermentadas ou defumadas: Bacon, salsichas, salames, pepperoni, presuntos, hot dogs e corned-beef também devem ser evitados, por serem fermentadas, defumadas ou preservadas em conserva por longos períodos. Carnes frescas ou frutos do mar podem ser comidos caso sejam feitos no mesmo dia da compra ou sejam refrigerados corretamente.

Pães e certos tipos de grãos: Existem altos níveis de tiramina em pães caseiros, que utilizam fermentos como levedura ou extrato de levedura, e o processo de massa lêveda (mistura de água e farinha que fermenta em lugar morno) em seu preparo. Pães feitos industrialmente têm menor probabilidade de conterem a monoamina: pão branco, pão feito de trigo ou centeio. Arroz, batatas, miojos e outros cereais podem ser consumidos sem problemas.

Frutas maduras e frutas secas: Em ambos os casos, as frutas concentram muita tiramina. No caso das frutas maduras isso ocorre por estarem mais próximas da podridão, e alimentos envelhecidos tendem a acumular mais tiramina. Já as frutas secas, ao serem desidratadas, também aglomeram essa monoamina. Prefira frutas novas, frescas ou enlatadas, e evite bananas.

Vegetais: O espinafre e os repolhos são vegetais que contêm níveis consideráveis de tiramina. Assim como as frutas, as quantidades da monoamina aumentam conforme as folhas amadurecem.

Molho de soja (shoyu): O molho de soja é feito a partir da mistura de vários ingredientes (soja, cereal torrado, água e sal marinho) aos quais se adicionam microorganismos que o fermentam. Logo, também contém tiramina em altas doses.

Feijões: Todos os tipos de feijão possuem proteínas, que quando são quebradas liberam aumentam a concentração de tiramina nesses alimentos. Feijões comuns, lentilhas, ervilhas, mas também a soja devem ser evitados, bem como seus derivados – missô e tofu, por exemplo.

Vinhos: Assim como a cerveja, também são bebidas fermentadas, e diferentes tipos de vinho contêm dosagens diferentes de tiramina. Não é recomendado beber vinhos vermelhos e alguns tipos de vinho branco.

Chucrute: Feito a partir do repolho fermentado, o chucrute tampouco é recomendado, sendo um alimento rico em tiramina.

Sobras de refeições: Uma vez que todos os alimentos, conforme envelhecem, aumentam sua concentração de tiramina, acontece o mesmo com as sobras das refeições. Se necessário, recomenda-se congelá-las por no máximo três dias, mas o ideal seria preparar os alimentos e comê-los frescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário